Passo Fundo (54) 2104.5100 / Baln. Camboriú (47) 3349.2542
Últimas Notícias
01.10.2015

Te daremos um Toque: Prevenção.

 

O Câncer de Mama  é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.

É um Tumor Maligno, que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passa a se dividir descontroladamente.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas de câncer de mama.

Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).

O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.

O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

Importante:
O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

Cumpra essa determinação, aceite este convite, cuide-se, não tenha medo de examinar-se e descobrir algo, faça com que o auto exame seja uma rotina na sua vida. Afinal, o cuidado com sua saúde é um grande ato de amor, de valorização e respeito para com seu corpo, sua saúde e sua própria vida. Toque-se !!!

 

Notícias relacionadas
Passo Fundo – RS
Rua Duque de Caxias, 877
Vila Rodrigues
CEP 99070-210
Fone: (54) 2104.5100
Bella Città Shopping Center
Rua Coronel Chicuta, 355
Passo Fundo, RS
CEP 99010-050
Fone: (54) 3311.4182
Balneário Camburiú – SC
Rua Bruno Silva, 80, Sala 02
Pioneiros
CEP 88331-065
Fone: (47) 3349.2542